Sistema Fecomércio destaca cultura maker e inovação periférica no segundo dia da Feira do Empreendedor 2024

Compartilhe:

Professores e empreendedores sociais inspiram visitantes com programação diversa e interativa

 

No segundo dia da Feira do Empreendedor 2024, promovida pelo Sebrae PE, o estande do Sistema Fecomércio foi novamente um ponto focal de inovação e empreendedorismo, apresentando atividades que abordaram desde a cultura maker até a gestão de carreiras artísticas. Com palestras, talk shows e gravação de podcast, o público teve a oportunidade de mergulhar em temas como “Da ideia ao negócio: empreendedorismo na cultura maker”, apresentado pelos docentes Arnott Caiado e Cahú Victor, além de participar do empreendedor social, Daniel Paixão, que discutiu a “Inovação e cultura que nascem na periferia para o mundo”. Um dos grandes destaques foi o podcast “Pod Empreender”, gravado ao vivo no estande, com apresentação de Michelle Pinheiro e Luiz Henrique Monteiro, debatendo como  “Empreender com cultura: desenhando experiências memoráveis”.

 

Iniciando o segundo dia, no Espaço i.de.i.a.S, a apresentação “Da ideia ao negócio: empreendedorismo na cultura maker” foi conduzida pelos docentes Arnott Caiado e Cahú Victor, do Senac. Os docentes levaram para a feira uma visão prática de como as tecnologias emergentes podem ser aplicadas ao empreendedorismo, além de destacar a importância de tornar acessíveis as tecnologias aos pequenos empreendedores, compartilhando exemplos concretos de soluções desenvolvidas rapidamente. “Construímos dois módulos de leitura de cartão em uma semana com alunos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas para mostrar como isso é possível e pode ser validado ou modificado em curto prazo”, comentou o Arnott Caiado, docente da Faculdade Senac.

 

Social – Em seguida, no Talk Show intitulado “Inovação e cultura que nascem na periferia para o mundo”, o empreendedor social Daniel Paixão pôde falar mais cobre a sua experiência como empreendedor e a importância de se conectar temas como inovação, cultura e transformação social. “Hoje, nós trouxemos um conteúdo que conecta inovação e cultura para transformar o mundo com o objetivo de inspirar que os jovens podem ter essas ferramentas para construir soluções que transformem as comunidades e as suas vidas, conectado ao desenvolvimento do empreendedorismo social dentro de sua realidade”, explicou Paixão, que também destacou a importância de eventos como a Feira do Empreendedor para incentivar o empreendedorismo entre os jovens, possibilitando a criação de negócios que não apenas melhorem suas próprias vidas, mas também impactem positivamente suas comunidades.

 

Bate-papo – Na Roda de Conversa sobre “Planejamento e gestão de carreira para artistas visuais”, o docente do Senac Elvio Santos compartilhou insights sobre a importância do planejamento e da gestão de carreira para os profissionais da área. “Foi uma satisfação participar de um evento tão grandioso como esse em parceria com o Sebrae, trazendo qualidade e ofertando todo esse universo de inovação, criatividade e empreendedorismo para uma feira que cresce a cada ano”, destacou Santos. Ele ainda ressaltou o impacto significativo que o planejamento e a gestão adequados podem ter na profissionalização dos artistas visuais, incentivando o público a refletir sobre o tema. “É sempre muito prazeroso ver as pessoas com os olhinhos brilhando, entusiasmadas com o que falamos, e principalmente compartilhar de maneira horizontal, porque conhecimento é isso, deve ser compartilhado, dividido e aprendido por todos os envolvidos”, afirmou o docente.

 

Encerrando a programação do segundo dia, o Pod Empreender, podcast do Sistema Fecomércio, foi gravado ao vivo no estande do Sistema, com o tema “Empreender com cultura: desenhando experiências memoráveis”. O programa foi conduzido por Michelle Pinheiro, coordenadora de Pós-Graduação, Ensino, Pesquisa, Inovação e Incubação da Faculdade Senac, e Luiz Henrique Monteiro, procurador institucional da mesma instituição. Como convidadas especiais, participaram Juliete Mergulhões, presidente do Grupo das Sambadeiras, e Jéssica Zarina, fundadora da Moda Preta Autoral. O público da feira teve a oportunidade de acompanhar a gravação e interagir com o tema. “Hoje, entrevistamos duas personalidades do cenário cultural e da moda em Pernambuco. Tivemos Juliete Mergulhões falando sobre o Grupo das Sambadeiras, um símbolo de alegria e dança, e Jéssica Zarina, que compartilhou sua trajetória como dançarina e sua contribuição para a moda preta autoral no Estado,” comentou Michelle Pinheiro.

 

“Hoje, falamos sobre inspiração, história e empreendedorismo, destacando o impacto e a transformação social proporcionados por essas histórias. Para isso, trouxemos duas pessoas fantásticas para compartilhar um pouco do trabalho que estão realizando. Foi uma oportunidade única de conhecermos mais sobre o empreendedorismo cultural e suas contribuições para o desenvolvimento da nossa região”, afirmou o apresentando do Pod Empreender,  Luiz Henrique Monteiro. O episódio pode ser conferido no canal do Youtube da Fecomércio Pernambuco pelo link: www.youtube.com/FecomércioPernambuco.

 

Mais – A programação do estande do Sistema Fecomércio continua até o dia 25 de maio, oferecendo uma série de talk shows e rodas de conversa. Entre os destaques estão o Chef Rapha Vasconcellos, que abordará “Gastronomia para Todos”, e Dário Shoupaiwisky e Luiz Clério, discutindo “Uma Visão de Moda (Re)produzida em PE”. Além disso, haverá debates sobre “O Olhar para a moda colaborativa”, “Soluções sustentáveis para negócios de alimentação” e “Sustentabilidade e Turismo: case Guadalupe”. A programação também inclui discussões sobre Inteligência Artificial, Sustentabilidade e Turismo, Gastronomia, Arte Urbana, Terapia Capilar, Empreendedorismo e muito mais.

Leia mais

Rolar para cima