Sondagem de opinião foi realizada no Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Ipojuca
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE) realizou, pela primeira vez entre suas já conhecidas pesquisas especiais, uma sondagem de opinião referente às intenções de consumo para o Carnaval 2019. A pesquisa foi realizada por intermédio do Instituto Fecomércio-PE, em parceria com o Sebrae-PE. Foram sondados moradores do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Ipojuca, quatro importantes destinos de turismo, que, durante o período carnavalesco, atraem significativo fluxo de turistas do exterior e de diversas regiões do Brasil. De acordo com a pesquisa, cerca de 57,0% dos entrevistados pretendem ‘brincar’ o Carnaval 2019. Isso significa que três a cada cinco pessoas pretendem festejar o período.
Observa-se com a sondagem que na faixa etária mais jovem (18 a 29 anos) a maior proporção de potenciais foliões, que resultam em 64,0%, responderam que pretendem brincar o Carnaval 2019. Mas se engana quem acha que a faixa etária mais velha (50 anos ou mais) não representa grande destaque. A parcela de 60,0% das pessoas nessa idade têm intenção de brincar o Carnaval também.
Cerca de 77% pretende ficar e participar do evento na Região Metropolitana do Recife e essa preferência é corroborada pela grande diversidade de atrações locais, nos quatro municípios pesquisados, com destaque para Olinda, onde as prévias carnavalescas costumam ocorrer desde o final do ano anterior e Recife, cuja abertura oficial do Carnaval é referência para a animação dos foliões.
No Carnaval 2019 da RMR, a principal brincadeira é a de participação em ‘blocos e festas de rua’, opção apontada por 81,1% dos foliões. Em segundo lugar, os ‘shows promovidos por prefeituras’ também deverão ter boa adesão, conforme indicado por 64,9% dos entrevistados. Já a opção por ‘shows ou festas privadas’ foi sugerida por 12,1% das pessoas, enquanto apenas 3,8% das respostas indicaram ‘brincar em casa, com parentes e amigos’.
O valor médio de gastos apontado pelas pessoas que pretendem brincar o Carnaval 2019 na RMR é de R$ 290 para os seis dias de folia (1 a 6 de março), o que representa um dispêndio de aproximadamente R$ 48 por dia.
Para quem vai dar preferência ao interior, os destinos mais apontados pelos entrevistados foram a Zona da Mata e o Agreste pernambucanos, ambos com cerca de 8% das indicações. Vale salientar também a proporção de pessoas que pretende aproveitar o período de folga do Carnaval para viajar e festejar fora do Estado: cerca de 4%, percentual maior que o daqueles que preferem brincar o Carnaval no Sertão de Pernambuco.
Folia, mas nem para todos
Dentre as pessoas que não pretendem ‘brincar’ o Carnaval 2019, os motivos mais alegados referem-se ao fato de terem trabalho ou de terem medo da violência. Do total de 43% de pessoas que declararam a intenção de não participar das brincadeiras do Carnaval 2019, a maior parcela das respostas aponta como motivo o fato de ir trabalhar durante o evento (25,6%) e em proporção um pouco menor a alegação de estarem com medo da violência (24,8%). Observam-se também outras alegações, entre as quais constam ‘não brincar Carnaval por motivos religiosos’ (19,4%) ou ‘vai aproveitar o feriado para descansar’ (19,0%), cabendo destacar que as proporções envolvem respostas múltiplas.