Parceria da Prefeitura de Goiana com o Sistema Fecomércio-PE irá requalificar Orla do município

Compartilhe:

Na última sexta-feira (26/04), o prefeito de Goiana, Osvaldo Rabelo Filho, se reuniu com representantes do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE com o objetivo de firmar parceria para requalificar a Orla do município, tendo como foco o trade turístico e a qualificação de jovens e adultos. Além do prefeito, estiveram presentes na reunião o diretor regional do Sesc, José Oswaldo Ramos, a diretora executiva do Instituto Fecomércio, Brena Castelo Branco, a diretora de Operações do Senac, Maria Goretti Gomes, a coordenadora de Projetos e Programas do Senac, Viviane Cerqueira, e a gerente do Sesc Ler Goiana, Socorro Costa.

Na oportunidade, foi apresentado ao prefeito um estudo que visa impulsionar o turismo com foco nas orlas de Ponta de Pedras, Catuama e Carne de Vaca, promovendo a qualificação dos profissionais do trade turístico, fortalecendo assim a cadeia produtiva hoteleira, gastronômica, do artesanato e da cultura local. “Nosso objetivo é criar as condições necessárias para que possamos explorar todo o potencial turístico do município e, consequentemente, gerar emprego e renda para os goianenses”, ressaltou o prefeito.

O diretor regional do Sesc, José Oswaldo Ramos, ratificou o posicionamento do prefeito de Goiana: “A gente sente uma convergência muito próxima do propósito do prefeito, que é contribuir com o desenvolvimento do território. Então, a gente tem discutido muitas parcerias e uma delas, que foi o foco da nossa reunião, é a requalificação da Orla de Goiana, através de um programa de qualificação de toda a mão de obra relacionada ao trade turístico e, também, qualificar os jovens para que no futuro eles possam dar sustentabilidade ao processo de desenvolvimento do município”, afirmou.

O projeto de requalificação da Orla goianense contempla qualificação dos empresários; qualificação dos munícipes de Tejucupapo e Povoação de São Lourenço, tendo em vista a prestação de serviços na Orla; oferta de programações específicas para os artesãos de Tejucupapo; aperfeiçoamento dos condutores turísticos para os roteiros (ecoturismo e cultural) em Ponta de Pedras e região; desenvolvimento de uma cultura empreendedora, potencializando as atividades produtivas; oferta de cursos nos segmentos de Gestão e Negócios, Turismo, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural, Design e Produção Alimentícia; utilização da Carreta Escola de Gastronomia do Senac, a ser instalada em Ponta de Pedras; culminância do Projeto com Feira Gastronômica e exposição de trabalhos realizados pelos alunos. O projeto de requalificação da Orla de Goiana deve ser iniciado já no segundo semestre de 2019.

 

Leia mais

Rolar para cima