No dia 1° de outubro, comemora-se o Dia Pan-americano do Representante Comercial, celebração instituída em 1937, durante um evento em Buenos Aires (Argentina), que teve como objetivo propor mudanças quanto à regularização e à proteção legal dos representantes comerciais nas Américas. Em 2017, os representantes comerciais de Pernambuco têm um motivo a mais para se orgulhar, pois, com base no Projeto de Lei Ordinária do deputado Antônio Moraes, em Dez/2016, foi promulgada a LEI Nº 15.952, que institui o Dia Estadual do Representante Comercial, comemorado, anualmente, na mesma data. Um justo reconhecimento à classe que sempre se destacou por sua importância para a economia pernambucana.
No Brasil, a regulamentação da profissão se deu pela Lei Nº 4.886 de 9 de dezembro de 1965, sancionada pelo presidente Castelo Branco. Em nosso Estado, esse segmento é representado pelo Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado de Pernambuco (CORE-PE), que, no mês de fevereiro de 2017, completou 51 anos de fundação, contando com aproximadamente 25 mil representantes comerciais em sua base, e pelo Sindicato dos Representantes Comerciais e Empresas de Representações Comerciais de Pernambuco (SIRCOPE).
Para o presidente do CORE-PE e diretor da Fecomércio-PE, Archimedes Cavalcanti Junior, os representantes comerciais desempenham um importante papel para o desenvolvimento do País. Desde a época dos mascates, os profissionais viajavam pelos Estados brasileiros desbravando os quatro cantos e disseminando os muitos costumes e culturas do nosso povo, levando produtos e abrindo o comércio pelos rincões do nosso país. A categoria hoje se consolida como peça fundamental no relacionamento entre empresas e consumidores e no estabelecimento de uma forte economia nacional. O representante comercial promove o desenvolvimento e movimenta a economia do país, se notabilizando como grande distribuidor de riquezas e de tributos da nação. Parabéns à categoria e a todos que a representam!