Estande do Sistema Fecomércio atraiu visitantes com programação diversificada e focada no colaborativismo
No terceiro dia da Feira do Empreendedor 2024, promovida pelo Sebrae PE, o estande do Sistema Fecomércio ofereceu uma programação diversificada. O dia começou com um talk show, onde Dário Shoupaiwisky, editor de moda, e Luiz Clério, coordenador de Moda do Senac, discutiram “Uma Visão de Moda (Re)produzida em PE”, explorando as particularidades e inovações da moda pernambucana. Em seguida, um desfile de moda com o tema “Coleção Mangue, mar e mariscos em Guadalupe” exibiu peças criadas por alunos da Faculdade Senac e pelas empreendedoras Jéssica Silva e Safira Rodrigues, da SAFY – Sol e Mar. Além disso, a coordenadora e professora do curso de Moda da Faculdade Senac, junto com a professora Clarisse Fraga, discutiram “O olhar da moda colaborativa”, enquanto Tacio Russo, artista visual, e Izaias Neto, coordenador de Economia Criativa do Sesc, abordaram a conexão entre arte urbana e negócios em “Arte Urbana: o que o seu negócio tem a ver com isso?”.
Moda e Colaboração – A força e diversidade da moda pernambucana foi tema do talk show com Dário Shoupaiwisky, editor de moda, e Luiz Clério, coordenador de Moda do Senac, discutiu “Uma Visão de Moda (Re)produzida em PE”. Durante o evento, Dário destacou a importância da troca de experiências e conhecimentos no cenário da moda pernambucana, enfatizando como essas oportunidades de compartilhamento são raras e valiosas. Ele relembrou suas próprias experiências e os desafios enfrentados no início de sua carreira, ressaltando a riqueza cultural e o espírito inovador que caracterizam o Estado. “Pernambuco sempre foi um grande celeiro de grandes artistas. Temos um clima, uma cultura e uma vontade de fazer que são muito nossos,” disse Dário, enfatizando o papel vital que a criatividade e a originalidade desempenham no desenvolvimento da moda local.
Em seguida, o estande do Sistema Fecomércio foi palco para o desfile de moda com o tema “Coleção Mangue, mar e mariscos em Guadalupe”. O desfile apresentou uma variedade de peças criadas pelos alunos da Faculdade Senac e pelas empreendedoras Jéssica Silva e Safira Rodrigues, celebrando a cultura e a beleza natural de Guadalupe, enquanto demonstrava a integração prática entre educação, empreendedorismo e moda. A coordenadora e professora do curso de Moda da Faculdade Senac, Daniela Oliveira, explicou como o processo de criação da coleção surgiu de uma colaboração com empreendedoras locais. “A nossa coleção foi fruto de um convite mútuo da Fecomércio com o Sebrae. E quando vimos que o tema do estande seria ‘O comércio é nossa praia’, vimos que casava perfeitamente com a atividade que a gente já tinha feito com os nossos alunos, que foram as estampas, na disciplina de design de superfície. Eles trabalharam estampas e imprimimos vários pareôs belíssimos, em homenagem à Guadalupe e as marisqueiras daquela região. Então, decidimos mostrar esse trabalho dos alunos. Para isso, também chamamos Jéssica e Safira, nossas parceiras e empreendedoras fantásticas de moda praia, para essa colaboração,” relatou Daniela Oliveira.
Safira Rodrigues, da SAFY – Sol e Mar, contou como sua marca foi convidada para se unir ao desfile com suas peças de banho. “Fomos convidadas pela Daniela Oliveira, professora do curso do Senac, para entrar com a moda praia nesse desfile. Nós somos da comunidade do Pilar, empreendedoras, eu e minha mãe. Com isso, surgiu a ideia de moda praia não só para pessoas que vestem do tamanho P, mas até um tamanho que veste 54, 56. Acredito que todas as mulheres devem se sentir bem, vestindo peças lindas e de qualidade, tendo a autoestima renovada. Nesse desfile, nós entramos com peças de biquínis, maiôs, enquanto as saídas de praia foram feitas pelos alunos do Senac. Ficou uma coleção maravilhosa”, evidenciou Safira Rodrigues.
Logo após o desfile, foi a vez da primeira Roda de Conversa do dia, que abordou o tema “O olhar da moda colaborativa”, que reuniu Daniela Oliveira, coordenadora e professora do curso de Moda da Faculdade Senac, e Clarisse Fraga, também professora da Faculdade Senac, para discutir as possibilidades e impactos dessa abordagem na moda. Daniela Oliveira destacou a importância da colaboração na criação de coleções, como a apresentada na Passarela Fine Art, e o papel fundamental da educação nesse processo. “Nós escolhemos uma comunidade para estar junto com a gente, agregando valor às nossas coleções e valorizando o trabalho delas. A ideia desse painel foi mostrar as possibilidades dessas colaborações, fortalecendo o mercado por meio de feiras colaborativas e eventos de moda, onde moda, gastronomia e estética se unem para vencer as dificuldades do mercado”, explicou Daniela.
Clarisse Fraga complementou a discussão abordando os principais aspectos que fomentam o desenvolvimento da moda colaborativa. Ela enfatizou como essa abordagem ajuda pequenos empreendedores a viabilizar suas ideias e a reduzir custos através da cooperação. “Trouxemos alguns cases de atividades que o curso de design de moda do Senac tem feito com grupos que já trabalham em colaboração, e como o curso pode contribuir para aperfeiçoarem o design e criarem novas coleções. Também abordamos as lojas e feiras colaborativas como oportunidades para esses empreendedores divulgarem sua produção, promovendo um comércio mais justo e sustentável”, comentou Clarisse.
Finalizando as rodas de conversas do dia, foi a vez de Tacio Russo, artista visual e apoio técnico da gerência de Cultura do Sesc, e Izaias Neto, coordenador de Economia Criativa do Sesc, falarem um pouco sobre a “Arte urbana: o que o seu negócio tem a ver com isso?”. Durante a conversa, Tacio compartilhou um pouco da sua vivência e percepções sobre a importância da arte urbana como protagonista em ações comerciais e culturais, destacando o projeto Entre Ruas, uma parceria entre o Sesc e o Sebrae. “Discutimos como a arte urbana pode ser uma protagonista em ações comerciais, gerando renda para os artistas e valorizando espaços privados e públicos. Mostramos como é possível integrar a arte urbana em espaços comerciais, contribuindo para a sustentabilidade dos artistas e para a valorização dos locais onde essas intervenções ocorrem”, afirmou o artista visual.
A programação do estande do Sistema Fecomércio continua até o dia 25 de maio, oferecendo uma série de talk shows e rodas de conversa. Entre os destaques estão o Chef Rapha Vasconcellos, que abordará “Gastronomia para Todos”, além de discussões sobre “Inteligência Artificial para Empreender”, “Soluções Sustentáveis para Negócios de Alimentação” e muito mais, incluindo temas relacionados à sustentabilidade, turismo e casos de sucesso em hotelaria.