Ação foi resultado da formação concluída pela turma deste ano
Com o objetivo de capacitar e desenvolver o estímulo para o empreendedorismo, o Programa de Formação Empreendedora (Forme), promovido pelo Instituto Fecomércio-PE, realizou, no último sábado (26/8), a Feira do Forme, na Comunidade do Chié, em Santo Amaro. A ação, organizada em parceria com o Sebrae, Tacaruna Social, Ceape e Rotary Club, reuniu oito standes de vendas formados pelas turmas capacitadas no ano passado e neste ano.
Beleza, artesanato, moda, móveis e gastronomia: variedade não faltou no evento. Para Rosangela Xavier, umas das empreendedoras do Criando Artes, negócio de artesanato pensado durante o Forme por três moradoras do Chié, a formação realizada pelo programa foi um divisor de águas. “Costumo dizer que separamos os negócios em antes e depois do Forme. Participar do programa ajudou não só a gerir melhor, mas a nos valorizar. Aprendemos a nos estruturar pessoalmente para depois estruturar um negócio”, explica a empreendedora.
Maria Holanda, da Moda Fashion, faz parte dos standes do ano passado que expôs pelo segundo ano consecutivo na feira e percebe essa mudança desde a conclusão da turma. “Entender a importância do cliente foi a lição que mais aprendi. Fazer relacionamento, conquistá-lo e mantê-lo são pontos muito importantes para as vendas. Saber separar o lucro é essencial para continuar complementando a renda com as vendas da Moda Fashion”, conta a empreendedora, que já trabalha na área de confecção e começou as vendas como forma de conseguir uma renda extra.
Esse estímulo educacional, unindo conteúdo com valorização pessoal, é uma das propostas metodológicas do programa. “Abordamos as atitudes e comportamentos, oportunidades no mercado e vivência de modelos e situações reais, tudo desenhado para identificar características de comportamento empreendedor e ampliá-las, através da prática, dentro e fora da sala”, explica Rosely Oliveira, do Instituto Fecomércio-PE. Maria da Conceição Duarte, líder da comunidade, sabe bem como isso funciona. À frente da gestão do Chié há seis anos, o Forme trouxe novas perspectivas. “O programa faz os moradores absorver e continuar colocando em prática, agora de uma forma mais direcionada, as vendas que eles já realizavam de maneira independente”, pontua.
Mega Informática, Comedoria Fest, Beleza Fashion, Quituteria e Comedoria, Criando Artes, Moda Fashion, Doces Delícias e Carlos Móveis foram as empresas que participaram da feira do Forme.