Dia das Mães com perspectiva otimista para o comércio

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Gasto médio estimado para compra de presentes é de R$ 220

Mesmo com um cenário de crescimento modesto na economia, diante da retomada lenta e gradual dos níveis de confiança do consumidor e do empresário, a Sondagem de Opinião realizada pela Fecomércio-PE e o Sebrae para o Dia das Mães apontou que quatro em cada cinco entrevistados têm a intenção de comemorar a data, cerca de 80,8% das pessoas consultadas. A pesquisa foi realizada com consumidores, empresários/gestores do segmento do comércio e prestadores de serviços de alimentação, nos municípios do Recife, Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista e São Lourenço da Mata.

Essa intenção positiva mantém também a tradição de comemorar dando presente para as mães. Este ano, 82,9% dos entrevistados desejam festejar dessa forma. Proporção maior até quando comparada com o ano passado, onde correspondeu a 79,6%. Os shopping centers são a principal opção de 45,4% dos consumidores entrevistados, enquanto 40,9% optam por estabelecimentos do comércio tradicional. Apesar da comodidade de adquirir presentes via comércio eletrônico, as compras por meio desse canal de compras representam 5,6% da intenção dos consumidores.

Para compras de presente, os consumidores estimam um gasto médio de R$ 220, valor 7,7% superior à sondagem de 2018. E a forma de pagamento apresentada corresponde a 23,4% em dinheiro e 29,6% via cartão de débito. O pagamento a prazo, por meio de cartão de crédito ou crediário/boleto bancário, é sugerido por respectivamente 29,6% e 10,1%.

Entre os presentes preferidos pelos consumidores para comemorar o Dia das Mães 2019 destaca-se o item ‘roupas ou acessórios de vestuário’, intenção apontada por 34,6% dos entrevistados. Como segunda opção registram-se ‘perfumes e cosméticos’ (21,0%), seguido por ‘sapatos, sandálias e acessórios de calçados’ (19,5%) e ‘tecidos de cama, mesa e banho’ (18,1%).

Em proporção mais modesta, aparecem artigos de ‘eletrodomésticos’ (11,3%) e ‘bolsas, mochilas e carteiras’ (10,3%). Itens presenteáveis que antes faziam parte da cesta de preferência dos consumidores, como ‘joias e bijuterias’, ‘relógios’ e ‘celulares, smartphones e tablets’ vêm perdendo participação relativa ao longo dos últimos anos, representando no Dia das Mães 2019, respectivamente: 5,1%; 3,6% e 3,2%.

Já para a comemoração “fora de casa”, durante a sondagem foi identificado que o gasto médio pretendido pelos consumidores para comemorar o Dia das Mães 2019 em restaurantes, bares ou lanchonetes corresponde a R$ 193, valor 14% menor que o ticket médio indicado para compras de presentes (R$ 220).

Otimismo para as vendas no Dia das Mães

O cenário otimista para os empresários e gestores da RMR está com boas perspectivas para as vendas para o Dia das Mães. Os empresários/gestores do varejo e dos serviços de alimentação da RMR demostram que 53,7% dos representantes dos estabelecimentos do comércio e 49,7% dos serviços de alimentação acreditam que as vendas serão superiores as de 2018.

Para 28,3% do comércio e 35,0% dos serviços de alimentação a expectativa é de que o volume e vendas no evento deste ano se mantenha no patamar do verificado no ano passado. Por sua vez, 17,1% dos empresários/gestores do comércio e 15,1% dos serviços alimentares estimam que os negócios realizados nas comemorações deste ano deverão ser inferiores comparativamente aos efetuados em 2018.

O incremento médio no volume de vendas esperado por empresários/gestores do comércio varejista e dos serviços de alimentação na RMR é de respectivamente 6,9% e 6,1%. As melhores expectativas quanto aos negócios verificam-se entre comerciantes varejistas de shopping centers, com 13,0% de aumento no volume de vendas, proporção que nos serviços de alimentação é de 8,7%. Em estabelecimentos localizados em áreas do comércio tradicional, a expectativa no comércio varejista é de aumento de 3,7% nos negócios e para os serviços de alimentação o incremento esperado é de 4,9%.

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