Eventos da Fecomércio-PE ajudaram empresários a lidar com as transformações digitais e usá-las como aliadas nos negócios
Na última quarta-feira (27/03), o Sesc Ler Goiana recebeu o trio de jornalistas formado por Bianka Carvalho, Bruno Grubertt e Danilo César, além do consultor do Sebrae-PE Adalberto Sousa, para falar sobre as grandes transformações para o varejo e o avanço do uso de plataformas digitais pelos consumidores, durante o Fórum de Debates A Nova Era da Comunicação, promovido pela Fecomércio-PE.
Com a presença do chefe de gabinete da Prefeitura de Goiana, Jorge Rabelo, Oswaldo Ramos, diretor do Sesc Pernambuco, e Brena Castelo Branco, diretora executiva do Instituto Fecomércio-PE, essa foi a quarta edição do Fórum de Debates na cidade, que sempre traz temas de relevância. “Trouxemos um especialista em varejo e os jornalistas para tentar desmistificar essa questão da comunicação, onde encontramos o nosso cliente hoje, como precisamos nos portar nessa nova comunicação. Meu desejo é que os participantes possam levar essas informações e adaptá-las paras os seus negócios”, declarou Brena.
O Fórum levou uma temática atualizada para os empresários, abordando a necessidade de se comunicar de forma mais clara, direta e muito mais rápida com os consumidores, por meio das plataformas digitas, que antes tinham como essência na sua atividade a comercialização. Ferramentas para comunicação, canais de venda, relacionamento direto com o cliente, a internet e as novas maneiras de vender, motivação para enfrentar esse cenário, entre outros temas, foram apresentados para o público durante o evento. O consultor do Sebrae Adalberto Souza enfatizou sobre essas mudanças durante a conversa com o público.
“Precisamos entender esse novo tempo. Quando falamos hoje do varejo, principalmente nessa questão, estamos abordando tecnologia. E esse termo está sendo muito confundido também. Nós estamos pensando erroneamente que, ao falar sobre tecnologia as pessoas simplesmente pensam em software, equipamentos, quando na verdade é o estudo sistemático de alguma técnica, que, a partir dela, vão se implementando novos conceitos, novas formas”, explicou o consultor que atentou também para a velocidade das transformações num negócio.
“Antes, eu poderia pensar e maturar uma coisa para, quando fosse possível, colocar em prática. Hoje, a gente pensa, não fala para ninguém e nem coloca em prática, mas, quando chega em determinado lugar, vai encontrar exatamente aquilo que você pensou. Porque enquanto você está pensando para colocar em prática depois, alguém já está colocando em prática”, completa Adalberto. E foi o colocar em prática que os participantes do Fórum de Debates também tiveram a oportunidade de aprender durante o evento com os jornalistas. Um media training com a interação da plateia trouxe vivências reais para situações possíveis em um negócio.
O mesmo Fórum de Debates que aconteceu em Goiana foi realizado na quinta-feira (28/03), em Palmares. Na cidade de Goiana, teve o apoio da Prefeitura Municipal, da Associação Comercial de Goiana, da AMICRO e do Sesc. Em Palmares, o evento contou com o apoio do Sindloja de Catende, Palmares e Água Preta, da CDL e da Associação Comercial de Palmares.