Sistema cognitivo e processo de aprendizagem

Compartilhe:

“Cognição: teoria, avaliação dinâmica e intervenção”. Este foi o tema da palestra do professor Vitor da Fonseca, catedrático da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, em Portugal, durante a manhã de hoje (21), no Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Mestre em Dificuldades de Aprendizagem pela Universidade de Northwestern, Evanston, Chicago, EUA, o docente explanou sobre cognição e processo de aprendizagem ao longo da evolução humana, abordando várias etapas do desenvolvimento cerebral e as formas como o ser humano processa a informação, a aprendizagem, o conhecimento.

Segundo ele, que é psicopedagogo e psicomotricista, o aprendizado se dá de forma corpórea. “A linguagem escrita é mais lenta que a linguagem falada e o cérebro assimila melhor quando o corpo está em movimento”.  O professor comenta que o nosso cérebro processa informação de forma simultânea, seriada, organizada e seriada no tempo. O sistema de aprendizado tem que ser alimentado por recompensas, o que dá quando há motivação nesse processo, proporcionando a retenção da informação. Esta premissa deve ser levada para a sala de aula, a partir da forma como o professor consegue reter a atenção e o interesse do aluno naquilo.

Vitor da Fonseca assinala que a memória visual é extremamente rica e dura mais tempo. Já a auditiva dura menos tempo.  “O próprio Confúcio já dizia: ‘o que eu ouço, eu esqueço. O que eu vejo, eu lembro. O que eu faço, eu entendo’. Ou seja, quem vê lembra, e quem faz não esquece, aprende”.

Leia mais

Rolar para cima